fbpx

Campeonato na Itália: o que aprendemos na Europa

Quem acompanha nossas redes sociais (se você ainda não acompanha confere o Insta e o Face rapidinho) sabe que estivemos na Itália na última semana. O presidente da LNKF, Márcio Silva, a diretora de marketing, Gizele Gavazzi, e diretor de relações internacionais, Bruno Cuono, negociaram a ida ao evento por alguns meses e finalmente a hora chegou. Como sempre, continuamos a missão da diretoria anterior, com os diretores de honra sra. Rosânia Porto e shifu Paulo Silva, de desenvolver o Kung-Fu através de nossos eventos.

Conseguimos ir à Itália com alguns atletas para competir no XX Dragon Cup da Unione Italiana de Kung Fu Tradizionale. Os atletas participaram mais especificamente no evento principal, o Kunlun Fight. Passamos por várias situações inéditas e aprendemos muito sobre organização esportiva. Planejamos trazer os aprendizados desse curto intercâmbio na Europa para o Brasil através de nossos campeonatos e eventos.

Está curioso para saber mais sobre o campeonato na Itália do qual participamos e como isso vai impactar na LNKF daqui para a frente? Então continue lendo, trouxemos um pequeno resumo de nossa estadia por lá,

Como foi o campeonato na Itália?

Ginásio em Anagni onde aconteceram os dois dias de evento.

A LNKF é uma entidade de organização do Kung Fu e outras artes marciais chinesas no Brasil. Por isso, sempre estamos de olho em outras organizações para trazer novidades e melhorias aos nossos filiados. Observamos a UIKT há algum tempo para aprender e pegar inspirações. A vontade de conhecer os italianos e aprender com eles sempre foi grande.

Enfim tivemos a chance graças ao contato que nosso diretor de relações internacionais, Bruno Cuono, criou com os italianos. A LNKF conseguiu visitar e participar de um evento que ocorreu nos últimos dias 01 e 02 de junho. Foi uma experiência enriquecedora e emocionante que nos rendeu 4 medalhas de prata e uma de ouro no Kunlun Fight. Os atletas brasileiros competiram em categorias femininas e masculinas.

Isso quer dizer que a LNKF tem planos de criar uma equipe da LNKF que representa o Brasil em eventos internacionais? Ainda não podemos dizer nada a respeito disso. As lutas na Itália foram um experimento em administração esportiva. Precisávamos entender quais os desafios existem ao levar competidores ao exterior e como desenvolver soluções para isso.

Participamos no campeonato de Sanda na Itália porque no momento era nossa atividade fim no momento. Mas fomos buscar possibilidades também no Taolu e outras modalidades praticadas no Brasil e ainda estamos estudando isso.

Inspirações para o 13º Campeonato Brasileiro de Kung Fu

Atletas brasileiros (em azul) e italianos (em vermelho).
Atleta Joelson Brandenburg, do Paraná, segurando a bandeira do Brasil e atletas da equipe de Sanda FX-Treme Freedom, de Vinhedo, segurando a bandeira d sua cidade.

Além dos resultados esportivos que obtivemos com nossos atletas de sanda, também aprendemos muito sobre organização de eventos. Mais acima colocamos uma foto do espaço do evento italiano. Semelhanças com nosso layout para os eventos nacionais não são mera coincidência.

A organização italiana, assim como nós, considera que o mais importante é desenvolver um evento simples, mas de qualidade para o atleta. Percebemos como a boa organização de um evento pode influenciar nos resultados obtidos pela equipe e atrair público para conhecer nosso esporte.

Afinal de contas, um evento esportivo possui diversos objetivos. Para a organização que o comanda ele é uma ferramenta de divulgação do esporte que deve trazer mais alunos a cada academia filiada. Para os professores, é uma maneira de motivar a equipe, manter alunos treinando e mostrar resultados. Para os competidores é um momento de superar dificuldades e entender o que precisam para desenvolver-se na modalidade praticada.

O campeonato na Itália foi um laboratório onde entendemos exatamente o que precisamos fazer para tornar nosso próprio campeonato num evento ainda mais completo. Por isso, só podemos agradecer à UIKT pelo convite para participar e por receber nossos atletas tão bem.

presidente da LNKF recebendo homenagem no campeonato na Itália
homenagem recebida durante o campeonato na Itália
atletas brasileiros participando da abertura do campeonato na Itália

Novidades estão chegando…

Por fim, queremos avisar que essa viagem para o campeonato na Itália é só o começo! A LNKF está preparando novidades para o 13º Campeonato Brasileiro de Kung Fu, que acontece em Vinhedo – SP nos dias 31 de agosto e 01 de setembro. As inscrições logo estarão abertas e recomendamos que atletas e equipes adiantem-se para não perderem o período adequado.

Mantenha-se informado sobre as novidades da LNKF nos acompanhando nas redes sociais e ficando de olho no site. Para saber mais sobre o 13º Campeonato Brasileiro de Kung-Fu fique de olho no site oficial do campeonato nesse link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *